Home / Notícias / Icaraíma se torna polo de Educação à Distância do IFPR
Icaraíma se torna polo de Educação à Distância do IFPR

A Prefeitura Municipal de Icaraíma através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte comunica que se encontra em aberto às inscrições para o curso: TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE. O curso, é uma excelente oportunidade para quem está interessado em obter formação técnica profissional gratuita com o aval do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Isso porque a Prefeitura Municipal de Icaraíma firmou um termo de cooperação com a instituição para que o município se torne polo de educação à distância.

Nesse primeiro momento estão sendo disponibilizadas 20 vagas para o curso. “É mais uma importante parceria que o município está firmando a fim de proporcionar ainda mais espaços de qualificação profissional à população”, enfatiza o Prefeito Marco Alex de Oliveira.

Estão abertas através do Edital 025/2018, até o dia 11 de novembro, as inscrições para o Processo Seletivo EaD IFPR 2019. São ofertadas 8735 vagas em cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio), na modalidade a distância, distribuídas em 70 cidades do Paraná (mais Cristalina – GO).

O link de inscrições está disponível em: http://ead.ifpr.edu.br/?p=6860#more-6860

Os cursos técnicos EaD IFPR utilizam, como uma de suas ferramentas, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e contam com os Núcleos de Tecnologia e Educação a Distância – Nutead e com as prefeituras parceiras para o desenvolvimento das atividades presenciais.

O candidato deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais – obrigatórios – e para o acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Os encontros presenciais ocorrem uma vez por semana, de acordo com o calendário acadêmico e/ou planejamento dos coordenadores de cursos. As inscrições são inteiramente gratuitas e realizadas exclusivamente por meio eletrônico, no site www.ead.ifpr.edu.br.

Dos 80% de vagas destinadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Partindo das informações da inscrição, são criadas categorias que visam garantir e incentivar o acesso de candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência. No caso das vagas para estudantes de escolas públicas (60% do total), por exemplo, foi estabelecida uma divisão garantindo que metade dessas vagas seja ocupada por estudantes cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio, considerando a reserva de vagas proporcional para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O detalhamento dessas categorias está disponível no anexo II do edital que rege o processo.

“O IFPR se orgulha muito em ofertar 80% das vagas para inclusão social, pois fazemos com que o público com menores oportunidades tenha acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade”, diz o Professor Odacir Zanatta, reitor do IFPR.

Provas – As provas serão online no polo, aplicadas somente na cidade que oferta os cursos para os quais os candidatos efetuaram a inscrição. Em uma única fase, as provas acontecerão entre os dias 19 e 23 de novembro de 2018, de acordo com o agendamento a ser publicado no site de inscrições. As provas, que têm o intuito CLASSIFICATÓRIO (não eliminatório), serão compostas de 40 questões, sendo 15 questões de língua portuguesa, 15 questões de matemática e 10 questões de conhecimentos gerais. As questões serão escolhidas randomicamente, pelo sistema eletrônico de provas.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota com base na pontuação dos resultados obtidos no processo seletivo.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 07 de dezembro de 2018, na página virtual da EaD (www.ead.ifpr.edu.br).

Dúvidas, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, na Av. Licério Soares do Santos, 665 – Biblioteca Cidadã ou através do telefone – 3665-2011.