Home / Notícias / Prefeitura apoia participação da AOTUR no 24º Salão Paranaense de Turismo e 14 º Mostra das Regiões Turísticas do Paraná.

Ocorreu em Curitiba nos dias 26, 27 e 28 de Abril, no Espaço Unimed- Positivo, A 24º Salão Paranaense de Turismo e 14 º Mostra das Regiões Turísticas do Paraná.

A solenidade de abertura aconteceu na Quinta feira a noite, no Memorial de Curitiba (Centro Histórico – Largo da Ordem) contou a presença das autoridades Municipais, Estaduais e do trade turístico, Caravanas nacionais, expositores nacionais e internacionais. o evento é uma realização da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) em parceria com instituições públicas e privadas do trade, assim como, Paraná Turismo, Prefeitura de Curitiba, ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) dentre outras.

O salão oferece oportunidade para  participação em Feira de Negócios, programação de palestras, rodadas de negócios. O Evento é reconhecido Nacional e Internacionalmente, contando com a participação de diversos segmentos do trade, como: Agências e Operadoras de Turismo, Rede Hoteleira, Destinos Turísticos (Bonito, Porto de Galinhas, Foz do Iguaçu, Bahia, Gramado, Canela, Pinhais, Santuário Nacional Aparecida, Santa Cataria, Peru, Paraguai dentre outros.) Instituições de Ensino, Imprensa  Regional e Nacional,  Companhias aéreas,  empresas de Cruzeiros, Associações (ABGTUR – Associação Brasileira dos Guias de Turismo), Sindicato (SINDEGTUR- Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná), Municípios, são alguns dos expositores.

Simultaneamente ao 24ºSalão Paranaense, aconteceu também a 14º Mostra de Regiões Turísticas do Paraná e o Fórum Nacional de Turismo Rodoviário, onde foi possível  realizar capacitações e  trocar experiências com os profissionais e cases das empresas do trade turístico.

14º Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, promovida pela Paraná Turismo, instituição ligada a Secretaria de Turismo do Estado (SETU),  em parceria com as Instâncias de Governanças, que possuem o objetivo de fomentar o turismo nas  diversas Regiões Turísticas do Estado, as quais podemos citar: Campos Gerais, Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Corredores das Águas, Ecoaventuras, Histórias e Sabores, Entre Morros e Rios, Lagos e Colinas, Litoral do Paraná, Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Riquezas do Oeste, Rotas do Pinhão, Terra das Pinheiras, Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

A AOTUR de Porto Camargo, ( Associação dos Operadores de Turismo de Porto Camargo) marcou presença com a participação dos seus representantes: Cléia de Lourdes Dias Alves (Presidente) Aline Cristiane de Souza (Associada) Admilde de Souza ( Secretário)  Raquel da Silva Souza (Associada.)

A Associação contou com o apoio fundamental da Prefeitura do município de Icaraíma, através da Secretaria de Turismo, a qual estava representada pela Secretária Élida Maiorani, que acompanhou todo o processo, (reuniões, intermediações, logística e suporte)  durante e pós o evento.  O Coripa também esta entre as instituições que consolidarão a parceria,  visando fomentar e divulgar o turismo em Porto Camargo, representado através da Secretária Executiva Nayara Raposo Olivo, uma das responsáveis pelo suporte logístico e financeiro dos uniformes (coletes utilizados durante o evento) folders, elaboração da logomarca (AOTUR). A Retur (Instância de Governança) estava como expositor, representando a Região Noroeste do Estado.

Esta equipe de trabalho juntamente com as instituições, foram fundamentais para a articulação e participação no evento. Considerando que nos últimos meses a Diretoria da Associação de Turismo, juntamente com seus Parceiros trabalharão arduamente com o foco em apresentar Porto Camargo/Icaraíma no cenário Nacional do Turismo.

A Participação no Salão Paranaense de Turismo e  14º Mostra  de Regiões Turísticas, teve como finalidade levar ao trade  o potencial turístico de Porto Camargo, seus atrativos naturais como a praia do meião, Rio Paraná e suas águas cristalinas, oportunidade para a prática de mergulho, Paredão das Araras, o maior complexo de Pontes da América Latina, sendo a Divisa do Estado do Mato Grosso do Sul, roteiro para  Destinos Turísticos como: (Bonito- Pantanal), o Parque Nacional de Ilha Grande, Região dos Corredores das águas, ideal para a prática de pesca esportiva,  passeios náuticos, estando aproximadamente a 2 hora de Salto Del Guairá, estas foram algumas das abordagens de apresentação durante o evento, visando elaborar um Roteiro Turístico aos agentes de viagens. A feira foi fundamental para a visibilidade turística da Região, considerando também as oportunidades de negócios e diálogos iniciados para a implementação de projetos  no setor, em parceria com  gestores de organizações públicas e privadas, empresários, considerando ainda, a mídia proporcionada nestes dias,  que certamente se refletira em aumento do fluxo de turistas  e visitantes para Porto Camargo e Região.

Fonte: AOTUR – Associação dos Operadores de Turismo de Porto Camargo