Home / Notícias / Programa Coleta Seletiva – Já fazemos Parte, e Você?
Programa Coleta Seletiva – Já fazemos Parte, e Você?

A Prefeitura Municipal de Icaraíma e a Secretaria do Meio Ambiente informam:
Em atendimento a Lei Federal 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos sólidos: Todo Município tem a OBRIGAÇÃO de implantar a coleta seletiva.
Separe Corretamente seus resíduos em lixo comum (orgânicos, lixo de banheiro e lixo de cozinha) e Materiais Recicláveis (papel, plásticos e metal).
Deposite seus resíduos somente nos dias da coleta e sempre no horário das 07:00 horas da manhã, devidamente separados.
Coleta de lixo comum e reciclagem:
Coleta de lixo comum e reciclagem em Icaraíma: 2ª, 4ª e 6ª feiras.
Coleta de Lixo comum e reciclagem no Porto Camargo: 3ª feiras e sábados.
Coleta de lixo comum e reciclagem na Vila Rica: 3ª feiras e sábados.
Coleta de folhas ensacadas em Icaraíma: todas as 5ª feiras.

Lembrando que a não separação dos materiais implicará no não recolhimento e ficará sob pena de multa de acordo com Código ne Posturas do município lei n°. 594/2011.

ICARAÍMA ESTÁ FAZENDO SUA PARTE! FAÇA VOCÊ A SUA!!

Vamos todos fazer de Icaraíma um Municipio melhor a cada dia!

O que é coleta Seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (pode ser o cidadão , uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
Como funciona a Coleta Seletiva?
As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs). A coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza e manejo dos resíduos sólidos (publico ou privado) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.