18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000. A data foi escolhida em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, vítima de sequestro. Em cárcere ela foi violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. No Brasil, também foi criado o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência de Crianças e Adolescentes que vem dando apoio em todo o território nacional para que se façam ações em âmbito estadual e municipal no combate a violência e acima de tudo alertar a sociedade como um todo para os problemas que as crianças e adolescentes não sejam vítimas de violência doméstica ou urbana.

Números mostram que diariamente crianças e adolescentes são colocadas entre as mais  diversas formas de violência. Portanto, a família, a sociedade e o poder público, devem ser diretamente envolvidos na discussão e nas atividades propostas de prevenção a este tipo de crime.

Qualquer denúncia, mesmo que sendo ainda apenas suspeita é importante ligar para o canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo da ligação e da identidade do denunciante é garantido por lei.

 



Ver mais notícias